13 maio 2011

10 Curiosidades sobre a sexta-feira 13

sextafeira13

  1. Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos, portanto, sexta-feira 13 é dia de azar.
  2. Conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
  3. A deusa do amor e da beleza era Friga. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
  4. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda.
  5. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas.
  6. Nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.
  7. É que todo ano não importa como os meses e os dias venham...ou que o ano seja bissesto ou não sempre....mas sempre mesmo...tem que ter um dia em que dá sexta-feira 13...isso não é incrivel, pode mudar de mês mas sempre tem uma sexta-feira que é 13…
  8. O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia, o número 12 é considerado perfeito. Exemplos: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, o que pode significar infortúnio.
  9. O medo irracional do número 13 é chamado de triscaidecafobia. Já o medo da sexta-feira 13 ganhou o nome de (tente pronunciar) frigatriscaidecafobia ou parascavedecatriafobia.
  10. A fama de agourento do 13 não é de hoje. O antigo Código de Hamurabi (um dos mais antigos conjuntos de leis escritas, elaborado por volta de 1.700 a. C.) possui 282 cláusulas, mas a de número13 simplesmente não existe.

0 comentários:

Postar um comentário