1- VÍDEO MAIS ACESSADO
O astro teen Justin Bieber reina no YouTube. O clipe de ‘Baby’ é até hoje o vídeo mais visto nos seis anos do site, com mais de 525 milhões de visualizações, seguido de Lady Gaga e seu ‘Bad Romance’ (mais de 367 milhões de visualizações). O terceiro vídeo mais visto é um filme caseiro, o singelo ‘Charlie bit my finger’ (308 milhões de visualizações), que se resume a um bebê mordendo o dedo do irmão.
2- QUASE DOIS MILÊNIOS DE VÍDEO
Assistir a todos os vídeos já postados no site levaria aproximadamente 1700 anos. Segundo dados do YouTube, a cada segundo são enviadas 35 minutos de vídeo, o que equivale a 15.000 filmes na por semana. Vários destes
passam despercebidos. Ou quase. Já há até um serviço especializado em filtrar os arquivos de audiência muito baixa. Trata-se do blog Zero Views, dedicado a chamar a atenção para os vídeos que ninguém viu. Mas se não tem visualização é porque é ruim, é o caso desse garoto abaixo, que graças ao Zero Views ultrapassou a marca de 50.000 visitas. (http://www.youtube.com/watch?v=NOLcJgSZntE&feature=player_embedded)
3- ELAS TÊM GOSTO DIFERENTE, MUITO DIFERENTE
As mulheres são apenas 30% de todas as pessoas que acessam o YouTube no Brasil. Elas preferem vídeos sobre maquiagem, dicas de beleza e truques usados por celebridades, conforme pesquisa realizada pelo próprio YouTube. Na categoria termos mais pesquisados no site, destacam-se, entre as garotas, as sub-celebridades Luan Santana e Paula Fernandes.
4- TUDO POR DINHEIRO
Em 2006, o Google desembolsou 1,6 bilhão de dólares pelo YouTube. Em 2009, o então CEO Eric Schmidt admitiu que pagou 1 bilhão de dólares a mais do que o site realmente valia para afastar da disputa os grandes rivais: Microsoft e Yahoo. E ainda por cima abdicou de seu próprio projeto de vídeo, o Google Vídeo, que chegou a superar o Youtube em certos recursos, como a possibilidade de disponibilizar conteúdos com uma maior duração. No mês que vem, o Google Vídeo terá finalmente suas atividades encerradas.
5- QUERO VER UM ARGENTINO FAZER ISSO
O primeiro vídeo a atingir a marca de um milhão de visualizações foi aquele do Ronaldinho Gaúcho, hoje no Flamengo. No vídeo de 2005, o meia acerta o travessão quatro vezes seguidas, sem deixar a bola cair, durante treino do seu ex-clube, o Barcelona. O lance inacreditável rendeu intermináveis discussões na internet, até que se provou que era uma montagem, uma bem-sucedida jogada de marketing da empresa americana Nike.
6- YOUTUBE EM 3D?
O YouTube reúne uma série de aplicativos que permitem produzir, mixar e editar vídeos. Há ferramentas para fazer pequenos ajustes e incluir trilha sonora, criar animações sem a necessidade de desenhar, transformar em vídeo uma coleção de fotos, mapas e áudios e até produzir conteúdo em formato 3D.
7- TEM COISAS QUE O DINHEIRO NÃO COMPRA, PARA AS OUTRAS, EXISTE A GOOGLE
Aos 34 anos, Chad Hurley ostenta uma das maiores fortunas da internet. Ao lado do amigo Steve Chan, Chad fundou o YouTube em 2005 e no ano seguinte embolsou 300 milhões de dólares, de um total de 1,6 bilhão desembolsado pelo Google. Depois de deixar o comando da plataforma de vídeos, Chad decidiu abraçar o mundo da moda e criou sua própria grife, a Hlaska. Mas suspeita-se que Chad esteja ensaiando seu retorno. O empresário é casado com a filha de James Clark, o fundador da Netscape Communications. Comenta-se que Chad e Chan estão trabalhando em uma nova startup para a indexação de vídeos.
8- DINHEIRO À RODO
O YouTube é campeão de audiência em todos os mercados que atua, mas até hoje só dá “prejú”: aproximadamente U$1.110,00 por minuto, ou seja 1,6 milhão de dólares por dia, estimam analistas. Em 2010, a gigantesca empresa encontrou pela primeira vez um concorrente de peso: o emergente Hulu, que tem participação dos canais americanos NBC e Fox. Segundo dados divulgados em março, o YouTube recebeu 143 milhões de visitas únicas no país, enquanto o Hulu obteve “apenas” 27 milhões. Mas quando comparado o tempo que o usuário gasta com cada serviço, o Hulu chega perto: 215 minutos contra 275 do YouTube. E, ao contrário do YouTube, o Hulu tem se mostrado um serviço lucrativo. Em 2010, sua rec
eita pulou de 108 milhões de dólares para 240 milhões de dólares.
9- NA MIRA DAS DITADURAS
O YouTube está presente em 25 países e disponível em 43 idiomas. É o terceiro site mais acessado em todo o planeta, atrás da empresa-mãe Google e do Facebook. Por dia, mais de 4 milhões de pessoas compartilham pelo menos um link nas redes sociais. Uma mensagem propagada no Twitter, por exemplo, resulta automaticamente em uma média de seis novas sessões no site. Por seu sucesso, a rede está sempre na mira das ditaduras: já foi proibido na China, Irã, Líbia, Tunísia e Turcomenistão. E foi suspenso no Brasil: em 2007, o serviço parou por uma decisão da Justiça favorável à apresentadora Daniela Cicarelli, por causa de um vídeo picante estrelado ao lado do então namorado Renato Malzoni Filho.
10- YOUTUBE x GLOBO, RECORD, CNN, BAND, TV RA-TIM-BUM…
O Google mantém uma equipe de olheiros que monitora produções que ultrapassam 500 mil visualizações. Conforma a audiência e a qualidade, o YouTube oferece ao produtor a venda da espaços de propaganda. O modelo de negócio será agora turbinado. O Google decidiu investir 100 milhões de dólares, segundo o Wall Street Journal, com o objetivo de concorrer com os canais de TV. O investimento vai abastecer a grade de pelo menos 20 novos canais, cujo formato o YouTube ainda desenha.
0 comentários:
Postar um comentário